sib2

ROTA TRANSIBERIANA

E é chegada a hora de voltar para a estrada….

Dessa vez, para percorrer uma das rotas mais míticas do planeta: a rota Transiberiana. Serão mais de 10.000 km de estrada, cruzando oito fusos horários através de praticamente toda a extensão da Rússia, partindo de São Petersburgo, rodando próximo à fronteira do Cazaquistão, da Mongólia e da China e chegando em Vladivostok, onde estaremos próximos da fronteira da Coreia do Norte e de onde avistaremos o Japão do outro lado do oceano a uma curta viagem de barco de distância.

Uma viagem dessa envergadura traz uma série de desafios muito diferentes de outros tantos que já enfrentamos em outras viagens. Começando pelo clima. A viagem não será em julho por acaso. Ela será em julho porque é a única época do ano em que as estradas da região ficam transitáveis e não estão debaixo de neve. A seguir, vem a preocupação com a logística. A Rússia é um país de distâncias continentais, e não raro, teremos dias de quase 1.000 km de deslocamento sem quase nada entre o ponto de partida e o de chegada. A terceira preocupação é com a comunicação. Fora de cidades como São Petersburgo e Moscou, ninguém fala nada que não seja russo. E como se não bastasse a dificuldade da língua falada, temos o famigerado alfabeto cirílico, que torna o simples ato de ler uma placa uma tarefa das mais complexas.

Estamos a cerca de 50 dias da partida. Nesse período, alimentarei o blog sempre que surgirem fatos novos ligados aos preparativos. Por hora, temos vôos emitidos, motos alugadas, roteiro detalhado e quase todos os hotéis do caminho reservados. Isso, pra nós, é uma novidade. Normalmente, em nossas viagens de moto, nunca pré-reservamos hotéis justamente para deixarmos espaço para surpresas pelo caminho (elas geralmente são a melhor parte da viagem). Mas no caso da Transiberiana, achamos prudente viajar com todas as reservas feitas, pois isso pode ser uma tábua de salvação quando chegarmos no meio do nada, contando apenas com o Google translator para nos comunicarmos e precisarmos de um lugar pra dormir depois de 12-14 horas de traseiro na moto e 1000 km rodados.

E a partir do embarque, a intenção é, como de costume, alimentar o blog diariamente, subindo fotos e os fatos relevantes. Será uma aventura e tanto. E, tomara, você tenha tanto prazer em nos acompanhar pelo blog quanto nós estamos tendo em planejar essa viagem e, seguramente, teremos em fazê-la.

49 comentários em “ROTA TRANSIBERIANA

  1. Desejo a vocês uma experiência fantástica e totalmente tranquila! Que essa aventura seja livre de qualquer dificuldade. Sigam em no viagem! Divirtam-se!

  2. Desejo a vocês uma experiência fantástica e totalmente tranquila! Que essa aventura seja livre de qualquer dificuldade. Sigam em boa viagem! Divirtam-se!

  3. Show!!! Mais uma viagem que farei com vocês!! Virtualmente, claro!!! Boa viagem para ambos e conte-nos tudo, não nos esconda nada!!! rsrs GG abraço!!

  4. Sou apaixonado por motos também e aventureiro. Estarei acompanhando vocês nesta viagem …. e que Deus os acompanhe ….Boa Viagem

  5. Takalepau!!! vou acompanhar sempre. Li um livro do Guillermo Godoy, com certeza uma das fontes de inspiração para esta viagem, o cara encontrou lobos e a KGB, terminou preso e expulso do território russo, outros tempos….

    Desejo muita boa sorte a vocês!

    Conta detalhes, como levou as motos até lá? São alugadas?

  6. Sensacional! Com certeza irei acompanhar essa jornada. Desde já, fica aqui a minha admiração, respeito e torcida pelos aventureiros! Sem contar aquele tiquinho de inveja de não estar indo junto hehe

    Grande abraço!

  7. Nossa que roteiro de filme…parabens pela viagem vou acompanhando por aqui..desejo.lhes boa sorte e boa viagem..nessa viagem de proporcoes logisticas fora do comum….vai que vai man. 🙂

  8. UMA BOA VIAGEM, POIS SÃO AS COISA QUE NÃO PODEMOS POR PREÇO É A LIBERDADE E A EMOÇÃO, E QUE DEUS ACOMPANHE VOCÊS, MANDEM NOTÍCIAS.

  9. Manos em primeiro lugar parabéns pela viagem e com certeza absoluta será mais uma vitória na vida de vocês, vou acompanhar pelo blog a aventura pela transiberiana, e torcendo para que tudo dê certo, os desafios vencidos e que voltem carregados de histórias e causos…rsssrsss
    Gostaria de saber como funciona essa questão de alugar motos, pretendo fazer uma viagem pela Europa e seria muito legal fazer de moto, quais são os meios necessários para tal?
    Aqui torcendo por vocês e que Deus os acompanhe sempre…

    Grande abraço,

    Freitas

    1. Olá Irineu. Obrigado pelos comentários. O processo de aluguel foi super tranquilo. Descobrimos a empresa (enjoymoto), trocamos emails, pagamos uma pré-reserva de 20% do valor total da locação no cartão de crédito e em termos de documentos precisaremos apenas da PID. Na Austrália, quando fomos, foi igual. E nos EUA, ultra tranquilo, resolve tudo direto pelo site dos caras. Um abraço!!!!

  10. Boa viagem nessa empreitada.
    Acompanharei por aqui e torcerei pelo sucesso e paz entre vocês, companheirismo e paciência, o resto tudo se ajeita.
    Deus acompanhe e proteja.

  11. Acabei de retornar de uma viagem de 22 dias e 11.000km pelo Peru, Chile, Argentina e descobri que tenho esse mesmo problema de vcs: a sindrome da próxima viagem!
    Aí, ja estou aqui navegando e procurando um próximo destino, quando me deparo com o seu site e esse roteiro todo detalhado, que vai dando água na boca a cada linha desse belo texto.
    Boa viagem e aproveitem cada dia, tenho certeza que a parte mais dificil vai ser esse voo de volta.
    Vc pretende disponibilizar o link do spot?
    Gostaria de acompanhar.
    Abs, tudo de bom.

    1. Fala Alexandre, seja super bem-vindo. Essa síndrome é danada… hehehe. Vou disponibilizar o link do spot sim, assim que a gente colocar ele pra “se encontrar” com os satélites aqui, posto o link no blog. Abraço!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *